Instruções para as apresentações orais / Oral presentations guidelines

Instruções para apresentações orais

As apresentações orais serão realizadas sob a forma de vídeos, que deverão ser disponibilizados na plataforma YouTube.

Cada apresentação deverá durar 5 (cinco) minutos no máximo.

Prepare uma apresentação visual para acompanhar sua fala, usando o modelo em PowerPoint disponibilizado abaixo. Ajuste o modelo o necessário para o seu trabalho.

Os slides devem estar obrigatoriamente em inglês, mas você pode apresentar em português se preferir.

Faça a narração dos seus slides no próprio powerpoint, e assegure-se que sua imagem deve aparecer no canto inferior direito de cada slide.

Para salvar sua apresentação em formato de vídeo, use o caminho: “record” -> “export to video”. Recomendamos o formato “mp4” (alta qualidade e tamanho médio).

Crie uma conta do YouTube e envie o vídeo gravado. Importante colocar o nome do apresentador bem como o título da apresentação. Marque o vídeo como “Não listado”
para que seja visível apenas para quem possuir o link.

Encaminhe o link, juntamente com o nome do apresentador e o título do trabalho para ppgebm@gmail.com até o dia 06 de março de 2023.

Dicas

Distribuição do tempo: Inicie sua apresentação com uma introdução concisa e com o objetivo (em 1 a 2 min); use aproximadamente 1 minuto para descrever rapidamente a metodologia e mais uns 2 minutos para a descrição dos principais resultados e discussão. Finalize sua apresentação com um resumo ou a conclusão que você queira que fique clara para a plateia.

Slides: Cada slide deve conter uma única ideia. Prefira figuras a textos. Evite textos longos e dê preferência a expor suas ideias em tópicos, usando linguagem telegráfica.

Dados: Prefira gráficos a tabelas. Ainda assim, use apenas as informações mais importantes para descrever seus resultados. Edite seus gráficos e tabelas para que eles fiquem objetivos à plateia.

Apresentação: Fale devagar. Descreva tudo o que estiver nos seus slides (tabelas, figuras, gráficos, eixos dos gráficos etc.). Não leia os slides, mas sim interaja com eles. Mantenha contato visual com a plateia. Use o laser pointer do powerpoint para destacar os pontos mais importantes de cada slide.

Faça apresentações atrativas para seu público, use recursos audiovisuais interessantes, tais como animações, desenhos etc. Altere a entonação da voz para destacar pontos importantes.

Pratique!

Você deve praticar várias vezes antes para manter sua apresentação dentro do tempo limite. Escreva o que irá falar, contendo os pontos essenciais. Pratique com seu orientador e seus colegas!

Oral presentation instructions

Presentations must be made in the form of videos, which will be available on the YouTube platform.

The presentation’s maximum duration is 5 (five) minutes.

Prepare visual aids to accompany your talk. Use the PowerPoint template below. Adjust the template as necessary to fit your work.

The slides must be in English, but you can talk in Portuguese, as you wish.

Narrate your slides using the powerpoint. When you are recording your PowerPoint presentation, your picture may appear in the lower right corner.

Save your presentation in video format in “Record” -> “Export to Video”. We recommend “mp4” format (high quality and medium size).

Create a YouTube account and upload the recorded video. Important to put the name of the presenter as well as the title of the presentation. Mark the video as “Unlisted”
so that it is visible only to those who have the link.

Forward the link, along with the name of the presenter and the title of the paper to ppgebm@gmail.com by March 6, 2023.

Tips

Time distribution: Start your presentation with a concise introduction and objective (1 to 2 min); use approximately 1 minute for a brief description of the methodology and approximately 2 minutes for describing results and discussion. End the slides with a Summary or Conclusion that you want your audience to take home.

Slides: Limit each slide to a single idea. Figures are better than text. Avoid using long texts; prefer to use topics and telegraphic language.

Data: Graphs are better than tables. Use only the important information for describe your results.

Presentation: Speak slowly. Describe everything on your slides (tables, figures, graphs, axes, etc.). Don’t read the slides, but interact with them and maintain eye contact.

Make attractive presentations for your audience, use interesting audiovisual resources, such as animations, drawings, etc. Change the intonation of the voice to highlight important points.

Practice!

You must practice several times so that you stay within the
time limit. Write your speech out. Practice with your advisor and labmates!

IWEBM

I Workshop do Programa de Engenharia Biomédica da UFABC

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora